sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bases de Ataque no Handebol – Categorias Mirim e Infantil

Bases de Ataque no Handebol – Categorias Mirim e Infantil

27 setembro 2011 por Lucas Leonardo

Conforme já foi tratado neste blog, a utilização de estratégias ofensivas livres (sem características posicionais e zonais) deve ser explorada de forma contínua em categorias mirim e infantil, sendo, em muitos casos, o padrão ofensivo que pode ser utilizado como o principal a ser utilizado, sobretudo na categoria mirim.

Jogar de forma livre, porém, não significa deixar o jogo acontecer e, apenas, incidentalmente, as situações ofensivas acontecerem. Claro, que nestas idades, o jogo livre torna-se um importante referencial para o desenvolvimento da criatividade, porém, é possível que, pelo menos uma base de ataque já possa ser aprendida e utilizada.

Está base de ataque tem como referência inicial o equilíbrio entre atacante com bola e defensor adversário, em situações que tipicamente, o atacante com bola perde o poder de deslocamento (seja por que já driblou e agora está segurando a bola, seja porque o contato físico do defensor é muito presente, tornando perigoso driblar e perder a posse da bola).

Equilíbrio Defensivo – O atacante não consegue deslocar-se com a bola.

Mediante esta situação, uma base de ataque pode ser explorada, mediante a aproximação do jogador mais próximo, realizando um cruzamento muito próximo por trás do atacante em posse de bola, recebendo a bola deste jogador, gerando dúvidas na defesa, que ainda nesta idade pode ter dificuldade em trabalhar com a troca de marcação.

O jogador sem bola que cruza, recebe a bola e ganha um corredor livre para atacar.

Esta situação, mesmo quando há troca de marcação, ainda pode ser muito útil a partir da utilização da tabela entre os jogadores envolvidos.

Considero esta uma base da ataque, pelo fato de exigir ações coordenadas, envolvendo mais de um jogador e que possibilita a conquista de superioridade numérica momentânea de maneira intencional, superando o conceito de que jogar com ataque livre frente a uma marcação individual seja simplesmente um estilo de jogo orientado por ações incidentais.

Espero que esta dica seja útil no seu dia-a-dia com suas equipes iniciantes (ou mesmo mais experientes, frente a uma situação de marcação individual).