sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Campeonato Europa Croacia 200, conversas comProf. TOMIANOVIC

Introdução

As conversas com o Prof. Tomianovic vem no seguimento de outras já realizadas em períodos diferentes e têm como objectivo actualizar alguns conceitos sobre a evolução e tendências de desenvolvimento e operacionalização do Andebol tendo como referência as duas escolas de andebol, Escandinava e Balcâs que têm reprecussões importantes no desenvolvimento do Andebol Internacional.
O Prof. Tomianovic faz parte dos quadros técnicos da Federação Croata de Handball e é um elemento muito credenciado e referenciado no desenvolvimento do andebol local sendo o criadôr da profunda transformação da abordagem do andebol de Base na escola croata de handball, assim como as metodologias aplicadas para um melhor aprefeicoamento do andebol na escola ou no clube. Este documento é o resultado de duas reuniões realizadas durante o Campeonato Europeu de Andebol na Croácia.

Os temas em debate foram:
-Análise aos progressos do handebol da croácia e novas evoluções no terreno.
- comparar as Escolas escandinavas e balcãs.


Modelo escandinavo

Modelo com mais futuro segundo o Prof.Tomianovic porque tem como finalidade educar os jovens através do jogo e não como finalidade única e exclusivamente a competição.

Alguns princípios:
- A base do jogo tem como meta a educação através do mesmo.
Quando caiu o bloco de Leste os escandinavos apresentaram o seu modelo mais evoluído. Tem condições de excepção para a prática desportiva é diferente dos outros países, por razões culturais, sociais , desportivas e geográficas.…..
O desporto da escandinávia é uma actividade para todos e faz parte das tradições culturais.
Eles necessitam da pratica desportiva não para ganhar ou perder, mas a manutenção da Saúde..Quando perdem não é uma tragédia nos países escandinavos nos Países de leste era um drama nacional.
As relações sociais e desportivas são diferentes e mais saudáveis.
Quem tem como objectivo estar na competição para ganhar dinheiro, toma a iniciativa e voluntariamente vai jogar para os países vizinhos, mantendo-se deste modo as caracteristicas de desporto amador como é de facto nos países escandinavos.Quem tem beneficiado desta politica, tem sido a Alemanha que recebe nas principais equipas os melhores atletas escandinávos.

Modelo dos Balcãs

Há diferenças substanciais entre o andebol Croata e Escandinavo,
Os croatas são diferentes no pensamento sobre o jogo. São mais improvisadores e fiéis aos métodos que seguem. no andebol de base(jogo livre motivando os praticantes a continuarem na modalidade). Os Croatas falam muito sobre essas preocupações na abordagem do jogo de andebol na Base, mas apenas nos ultimos 2/3 anos começaram a aplicar algumas estratégias inovadoras, visto que muito cedo começam a especializar os novos praticantes criando uma técnica fina no passe e fintas, muito especiais e que diferenciam a escola dos balcãs das restantes.


QUANDO E ONDE COMEÇA A TÁCTICA

A táctica é a base da técnica e não o contrário.
No início da aprendizagem deve-se a obrigar a fintar, mudar de direcção, adquirir um reportório das capacidades coordenativas de elevado indice de automotismo e eficácia etc. Isso é táctica ?
No abordagem do jogo de Andebol na Base, começa-se logo a pensar no que devo fazer
No ensino da técnica não se deve expor os jovens atletas a exercícios em que eles são obrigados a passar a bola com oposição.
Após o domínio da técnica(pega da bola) deve-se passar para a fase seguinte:

jogo com oposição
jogador com oposição
o passe entre dois jogadores com oposição , quando se está a trabalhar a técnica é um exemplo a evitar.
Exercícios como o 1X1 diferente de 2X1



Algumas conclusões:

-A 1ª prioridade da Escola Escandinava é a cabeça e não o corpo/ físico, eles têm programas especiais para a selecção dos jogadores que consideram importante os aspectos socio – psicológicos a ter em conta na captação.

-Os jogadores da Croácia têm outras características não apenas fisicamente mas possuem ideias mais criativas e os escandinavos aprendem isso. Os países d o sul evoluíram devido à criatividade dos latinos.

-As estratégias do jogo são mais evoluídas na Europa do sul do que na escandinava

-A escola Jugoslava tem má técnica porque os seus jovens atletas, por ex: não executam com rapidez e no remate não levam a bola acima da cabeça, para depois optarem a melhor solução de remate.

-No futuro do andebol ainda vão utilizar jogadores “altos” para algumas funções mas tem que ser jogadores rápidos e habilidosos para poderem melhor adaptar-se às caracteeristicas do jogo. Não se pode parar no ataque., por falta de ini ciativa ou dificuldades de leitura de jogo.


-A Selecção dos novos atletas obedece aos seguintes parametros nas áreas fisicas/psicológica:

boa capacidade motora
psico/ sociologica
espírito de grupo



Escolha de jogadores:

jogar s/ bola
teste ao comportamento em jogo
capacidade de jogo
qualidades neuro-motoras para a pratica do andebol

modelo de competição para os escalões jovens:

Grupos reduzido de equipas
Maior nº de torneios
Aumento siginificativo de jogos em regime de concentrração
Utilização de sistemas adaptados e não regidos para permitirenquadramento dos novos atletas
Importante o jovem integrar-se em torneios internacionais para adquirir Ritmo e referenciais de “modelos” dejogadores e novas escolas de andebol.


BOM TREINADOR

CARACTERÍSTICAS:

-Correcto e não vigarista
-Saber fazer adequadamente
-Disciplinado como um soldado
-No treino é lider, fora do treino é um amigo
-Autoridade não se impõe pela dureza o jogador sabe que tem que ser dirigido e
orientado segundo determinadas estratégias defenidas pelo Treinador.
-autoridade vem da confiança entre treinador / atleta.

nota-recolha feita por Antonio Cunha, com traduçao de Djebic Harvodje