sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Espaço de Jogo DIMENSÕES site CMMaia

Espaço de Jogo

DIMENSÕES


O terreno de jogo (ver figura 1) é um rectângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, consistindo em duas áreas de baliza e uma área de jogo. As linhas limite mais compridas são designadas por linhas laterais, e as mais curtas por linhas de baliza (entre os postes da baliza) e linhas de saída de baliza (do lado exterior dos mesmos).

Deverá existir uma zona de segurança em volta de todo o terreno de jogo, com uma largura mínima de 1 metro na zona das linhas laterais e 2 metros na zona das linhas de saída de baliza.
As características do terreno de jogo não deverão ser alteradas durante o jogo de forma a criar vantagem para uma das equipas.

campo_and_peqz.jpg









Ilustração – Terreno de Jogo


BALIZAS

Existem 2 balizas no terreno de jogo que possuem os seguintes formatos e dimensões:


baliza_and_frente_peqz.jpg
baliza_and_lateral_lateral_peqz.jpg

Ilustrações – Baliza vista frontal e lateral


AS LINHAS


Todas as linhas do terreno de jogo são parte integrante do mesmo. As linhas de baliza devem ter 8 cm de largura entre os postes da baliza, e todas as outras devem ter 5 cm de largura. As linhas entre duas áreas adjacentes podem ser substituídas por uma diferença de cor do solo dessas mesmas áreas.

Na frente de cada baliza existe uma área de baliza. A área da baliza é definida pela linha de área de baliza (linha de 6 metros) que deverá ser desenhada como se segue:

1. uma linha de 3 metros de comprimento directamente à frente da baliza; esta linha tem de ser paralela à linha de baliza e deverá estar a 6 metros da mesma (medida da parte anterior da linha de baliza até ao limite da parte posterior da linha da área de baliza);
2. dois quartos de círculo, cada um com um raio de 6 metros (medidos a partir do canto interior dos postes da baliza), ligando a linha de 3 metros de comprimento com a linha de saída de baliza.

A linha de lançamento livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada, desenhada a 3 metros da parte exterior da linha de área de baliza. Tanto os segmentos da linha como os espaços entre eles medem 15 cm.

A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, centrada à frente da baliza. É paralela à linha de baliza e está a 7 metros da mesma (medida da parte anterior da linha de baliza até ao limite exterior da linha de 7 metros).

A linha de restrição do guarda-redes (linha de 4 metros) é uma linha com 15 cm de comprimento, está situada directamente à frente da baliza. É paralela à linha de baliza e está a 4 metros da mesma (medida da parte anterior da linha de baliza até ao limite exterior da linha 4 metros).

A linha central une os pontos médios das duas linhas laterais.

A linha de substituição (um segmento da linha lateral) para cada equipa estende-se da linha central até à distância de 4.5 metros da mesma. O extremo desta linha deverá ser assinalado por uma linha paralela à linha central, com 15 cm para a parte interior da linha lateral e 15 cm para a parte exterior da mesma.