sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Intervenção do Treinador/ Professor na Formação Desportiva dos Jovens

Intervenção do Treinador/ Professor na Formação Desportiva dos Jovens na modalidade de Andebol



Neste trabalho pretende-se discutir a intervenção do treinador/ professor na formação desportiva dos jovens na modalidade de Andebol, procurando enquadrá-la dentro dos pressupostos que nós, enquanto professor e técnico desportivo de muitos homens, hoje, distintos elementos da sociedade e do desporto, colocamos na formação dos mesmos.

A prática física e desportiva dos jovens, não só como modelo competitivo, mas sim e também, como modelo, estratégia de mudança de “hábitos” e adopção de estilos de activos é hoje uma realidade, uma necessidade premente em “conquistar” os mais novos à prática do exercício físico, e, como formadores/ treinadores a nossa missão é ajudar as pessoas a crescer, a se desenvolverem física e psiquicamente como seres com utilidade, a prestarem serviço à comunidade e, no futuro, serem eles os educadores das futuras gerações. Tem sido assim durante todos estes anos e será, concerteza assim, nas gerações vindouras, já que pensamos que as características do formador/ treinador, a sua formação e experiência, aliadas às capacidades dos atletas, são determinantes no sucesso desportivo e na relação pedagógica em desporto (Richheimer, P. & Rodrigues, J., s/d)

Onde se inicia a formação? Que questão mais pertinente à qual, muita gente, procura resposta mas, na maior parte das vezes, não a encontra. Podemos fazer uma análise acerca do problema, debatê-lo e, em algumas ocasiões chegar a algumas conclusões, no entanto, a questão fundamental perdurará. Na maior parte dos casos, a formação inicial começa na família, passando depois para a Escola, e, em simultâneo com a vida. No entanto, podemos dizer que a nossa intervenção, como Professor/ treinador começa na Escola e continua no Clube como técnico desportivo.

A envolvência desportiva dos jovens começa, muitas vezes, pelo professor de Educação Física,