O JOGO DE ANDEBOL, POR ONDE COMEÇAR? COMO COMEÇAR? ONDE COMEÇAR?
António Alberto Dias da Cunha
O desporto não é hoje, o mesmo de há 5 ou 6 anos atrás, a sua constante evolução, quer no plano técnico ou táctico como regulamentar, obriga as Federações, Instituições de ensino superior, secundário e básico, colectividades, e todos os agentes desportivos envolvidos, numa contínua actualização.
Habitualmente, e apesar da mudança estrutural do plano mental do técnico/ professor que procura neste momento combater a tradicional forma de ensino, para muitos, o ensino do andebol reduz-se à aprendizagem de um conjunto de habilidades motrizes, por vezes sem qualquer sentido ou progressão, cujo objectivo está encaminhado para a consecução das técnicas desportivas e muito orientadas para o rendimento motor, rendimento esse que é exigido pelo padrões do andebol de competição.
O andebol evoluiu tanto que é necessário reciclarmos toda a nossa aprendizagem e evoluir para outro patamar de conhecimento, este conhecimento, pretensamente emanado das Instituições de Ensino Superior aquando da nossa formação continua a ser alvo de contestação dentro das próprias instituições, é alvo de profundas pesquisas e estudos que levam a que neste preciso momento toda a sua estrutura actual seja colocada em causa.
Temos que parar para pensar e adaptar o nosso conhecimento ao nível de desenvolvimento das crianças que iniciam a prática do Andebol e que se nos aparecem pela frente, já que neste momento as soluções que se nos apresentam, como forma de dinamização do Andebol no Clube e também na Escola promove um confronto entre diferentes práticas do Andebol, foi neste sentido que foi elaborado o presente estudo que relata as principais conclusões e objectivos a desenvolver para que cada vez o Andebol se torne mais claro e motivante.
A - POR ONDE COMEÇAR?
Após a aprendizagem das técnicas básicas do passe, recepção, remate e drible, e também do ensino das regras básicas (passos, 3 segundos, violação da área e dribles), conjuntamente com as Regras Complementares (Lei da Vantagem, Jogo Passivo e Falta Atacante, podemos, a partir daqui pensar em fomentar o desenvolvimento do jogo a partir da variadas práticas:
2 x 2 - campos reduzidos
Com um dos defensores a guarda-redes, jogamos no ataque em superioridade numérica absoluta ou seja 2x1.
3 x 3 - campos reduzidos
Com um dos defensores a guarda-redes, jogamos no ataque em superioridade numérica absoluta ou seja 3x2
4 x 4 - campo reduzidos
Com um dos defensores a guarda-redes, jogamos no ataque em superioridade numérica absoluta ou seja 4x3
JOGO FORMAL
5 x 5 - campos reduzidos
Com 3 períodos de 10 minutos em que os dois primeiros são jogo livre (desenvolvimento da criatividade e autonomia nas decisões tomadas pelos praticantes no plano táctico e estratégico), posição em campo de acordo com a largura e profundidade, ataque 1x2x2 e defesa 1x4, sendo o ultimo período com marcação individual a partir do meio campo para desenvolver qualidades volitivas e resistência especifica para a pratica do andebol.
6 x 6 - jogo formal com o desenvolvimento de dois princípios no ataque e na defesa:
ATAQUE
“Ataque rápido” ou “contra ataque”, após ganhar a bola e ataque contra defesa - utilizando o sistema ofensivo 1x2x3
DEFESA
“Zona Press” após perda da bola, defesa organizada 1x4x1
Nota: incluímos o guarda-redes na nomenclatura dos sistemas de jogo pela importância do mesmo quer na primeira fase do ataque (contra ataque), quer na primeira fase da defesa (paragem do contra ataque) do adversário e organização da defesa contra o ataque adversário.
Nota: todas as exclusões de 2” minutos serão substituídas (substituição pedagógica) quando a equipa tiver a “Posse da Bola”.
7 x 7 - Jogo formal adulto com o espaço 40x20 metros
B - COMO COMEÇAR?
A abordagem ao Andebol deve obedecer a um conjunto de preocupações por parte do responsável pela sua estrutura:
-O número de jogadores
-O campo
-O tamanho da bola
-As regras básicas e simplificadas
C - ONDE COMEÇAR?
Na escola, clubes ou associações desportivas de carácter educativo no 5º, 6º, 7º, e 8º ano de escolaridade, ou nos escalões bambis, minis e infantis a nível dos clubes federados.
Para ser possível o funcionamento nas escolas é importante a marcação de 3 campos reduzidos de 20x18 metros com balizas normais e com uma área de baliza circular de 5 metros, 6 metros do pénalti e 7 metros da linha do tracejado.
Número de atletas ou alunos inscritos por equipa:
Andebol de 5 - 7 jogadores inscritos
Andebol de 7 - 10 jogadores inscritos
Andebol de 7 - Oficial