sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Treinamento de Base

Treinamento de Base

Por volta dos 10 anos de idade temos o início dos trabalhos com os fundamentos técnicos de qualquer modalidade. Principais objetivos do treinamento de base são:

• Combinar pequenos grupos e apresentar os conteúdos técnicos e táticos do esporte;

• Desenvolver a capacidade tática individual do aluno fazendo que esse compreenda a ação tática, independente do seu nível de rendimento pessoal.

Nesta etapa de sua vida esportiva o aluno executará uma resposta motora que requer um plano motor parcialmente definido pelo professor. A principal característica neste momento é que a ênfase do praticante deve ser na correção da resposta motora. Normalmente se afirma que uma sessão de treinamento de base é dividida em 3 fases distintas: jogos motores, fase de fundamentos e jogo de aplicação.

FASE DE JOGOS MOTORES
Como próprio nome indica, são utilizados jogos que estimulem o desenvolvimento das habilidades motoras específicas do esporte, através de um trabalho que priorize a ludicidade e recreação no intuito de despertar a motivação dos alunos para aquela sessão de treinamento. Esta fase contribui com o aquecimento, com o exercício do pensamento cognitivo e com o exercício dos comportamentos técnicos/táticos/normativos do esporte praticado.

FASE DE FUNDAMENTOS
È aquela onde são trabalhadas as técnicas específicas do esporte. No caso do handebol, os passes, recepções, progressões, arremessos e dribles são as técnicas básicas desenvolvidas. Nesta fase tanto podem ser usados jogos como também exercícios. O importante é que o aluno vivencie os fundamentos trabalhados. Também deve se ressaltar a importância em desenvolver atividades que explorem comportamentos ofensivos e defensivos, sempre respeitando as condutas normativas do esporte, assim como também introduzindo paulatinamente os principais elementos táticos da modalidade esportiva em questão.

FASE DO JOGO DE APLICAÇÃO
Cujo objetivo é desenvolver jogos-teste no próprio treinamento, os quais deverão ser construídos em função das técnicas básicas trabalhadas na fase de fundamentos. Cada jogo deverá ser desenvolvido para que o praticante crie suas próprias opções estratégicas de conduta.